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Certamente você já ouviu falar de uma estratégia de marketing que tem o objetivo de criar conteúdos relevantes para atrair, fidelizar e converter leads (contatos) para o seu negócio, ao invés da tradicional divulgação direta dos produtos ou serviços: é o Marketing de Conteúdo. Hoje, 70% das empresas afirmam utilizá-lo como estratégia para a prospecção e geração de novos negócios, sabia? E os resultados mostram que quem adota essa tática gera cerca de 4x mais visitas no site e 5x mais contatos por e-mail.

 

Esses são alguns dos dados que fazem parte da segunda edição da ContentTrends, pesquisa realizada pela RockContent, com mais de 2.700 profissionais de marketing dos mais variados tipos de empresas brasileiras e que traz o cenário mais recente sobre este assunto no País. E os resultados demonstram que, se a sua empresa ainda não está se preocupando com este assunto, está deixando de ampliar os negócios e, consequentemente, de ganhar dinheiro.

 

Empresas de diversos portes e segmentos participaram da pesquisa demonstrando que a oportunidade de fazer Marketing de Conteúdo fornecendo materiais que esclareçam dúvidas e ajudem o público-alvo a resolver as principais dúvidas, agregando valor para a sua marca no mercado pode ser feito em qualquer área de atuação. Não há restrições!

 

Entre as empresas participantes da pesquisa e que já adotam o marketing de conteúdo, 53,3% delas acreditam estar em um nível básico de desenvolvimento da estratégia, enquanto 34% se consideram em um nível intermediário e 12,7% no avançado.

 

Como produzir os conteúdos?

 

A pesquisa revelou que no ano passado 65% das empresas faziam conteúdo apenas internamente. Já em 2016, esse número caiu para 60%. A opção por terceirizar a produção cresceu de 8% para 22%, e a escolha de produção combinada passou de 16% para 18%. As empresas que combinam a produção interna e externa se consideram 12% mais bem sucedidas.

 

Sobre o formato do conteúdo oferecido adotado pelas empresas, os posts em redes sociais representam o formato mais popular com 81,4%, seguidos por 61,7% de posts em blog, 50,1% por fotos/ilustrações, 31,6% com e-books/whitepapers e 20,2% dos webinars.

 

Volume de publicações

 

Embora as empresas saibam que um bom tráfego está diretamente relacionado a uma frequência de publicação regular, 44,7% das empresas publicam poucos conteúdos por mês, na faixa de 1 a 4 peças, enquanto apenas 13% divulgam mais de 20 conteúdos, no mesmo período. Dessa forma, as empresas que publicam 13 ou mais conteúdos por mês apresentam, em média, o dobro do tráfego daquelas que publicam até 12 peças.

 

Investimento

 

Em termos de investimentos, em 2015, as empresas disponibilizavam entre 0% e 24% do orçamento para essa estratégia. Já este ano, os resultados apontam que 50% aumentaram de fato os investimentos em Marketing de Conteúdo entre 2015 e 2016. O valor médio do budget de marketing subiu para 28,1%.

 

Para 2017, a expectativa é que 67% das organizações aumentem os investimentos em Marketing de Conteúdo, enquanto 28% têm a intenção de estabilizar e apenas 5% desejam diminuir.

 

O que eu ganho com isso?

 

Para que o resultado do Marketing de Conteúdo seja eficaz, as empresas precisam ter um objetivo a ser alcançado para que ela possa definir a estratégia e trilhar o caminho a ser percorrido. E, na pesquisa, os entrevistados listaram os principais objetivos do marketing de conteúdo em 2016: 63,5% estão em busca da geração de leads, 56,2% de vendas e 55,9% em reconhecimento da marca.

 

Não espere mais: entre em contato com a Fluir e defina já uma estratégia de marketing de conteúdo para a sua empresa?

 

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