Vídeo no marketing de conteúdo
Por que fazer vídeos ajudará em sua estratégia de marketing de conteúdo?
12 de novembro de 2017
Exibir Tudo
Persona no Marketing Digital

Persona no Marketing Digital

Já falamos aqui no blog sobre a importância de contar com a persona da sua empresa. E uma notícia que esteve recentemente nos grandes jornais do país reforça esse conceito. Acaba de chegar ao Brasil a loja Zôdio, um verdadeiro paraíso para os amantes da cultura “faça você mesmo” (ou do it yourself, DIY, em inglês).

E esta primeira unidade chegou com tudo em São Paulo: foi um investimento de 210 milhões de reais, com itens para confeitaria, café, louças, roupa de cama e banho, produtos de beleza, artesanato, festas e até para produzir cervejas artesanais, tudo distribuído em 2.500 metros quadrados.

O grupo francês Adeo, dono da marca, mesmo contando com o conhecimento de quem há décadas atende consumidoras pela Europa, não arriscou abrir sua loja no país sem antes entender melhor sobre o perfil das suas compradoras nacionais – somos o primeiro país fora a Europa a receber uma loja da marca.

E foi assim que surgiram as suas Personas Brasileiras da Zôdio.

 

Persona: o que é

A buyer persona é a representação do comprador ideal de uma empresa, reunindo características importantes para definir o seu perfil, entender como é o seu dia a dia e seus principais problemas.

Ela difere do público-alvo por reunir informações mais específicas, menos genéricas. Veja:

  • Público-alvo: uma parte/segmento da população que pode se interessar e se beneficiar dos seus produtos ou serviços;
  • Persona: é o arquétipo de um possível cliente dentro desse público-alvo, incluindo seu comportamento e suas vontades de compra*.

Quatro personas

O primeiro passo para construir suas personas foi contratar uma agência de marketing que teria uma tarefa nada fácil: em dois anos, visitar 500 casas de famílias paulistanas e compreender quais eram as necessidades e inspirações dessas pessoas.

O foco foi no público feminino e no cuidado de casa, assim, a partir dessas entrevistas, foram criadas quatro personas que representam perfis diferentes, de jovens a mães e microempreendedoras, que vivem de seus artesanatos e criações.

 

Como a Persona pode ajudar no meu negócio?

Assim como no caso da gigante Zôdio, qualquer empresa que se preze não deve dar um passo sem antes conhecer sua persona, ter uma definição boa dela, bem segmentada, que ajude a entender quais são seus interesses, medos, desejos e aspirações.

Para deixar ainda mais claro, existem alguns pontos onde a sua persona é indispensável e auxilia na definição da sua estratégia efetivamente. Alguns deles são:

  • Linguagem/posicionamento de comunicação da sua empresa;
  • Linguagem dos posts de blog e das redes sociais;
  • Conteúdos que serão produzidos – temas, abordagens e periodicidade;
  • Palavras-chave escolhidas;
  • Estilo e periodicidade do e-mail marketing, entre outros.

Tendo isso em mãos vai ficar mais fácil para você perceber o que é determinante para ela no momento de contratar um serviço como o seu. É aí que você saberá o que realmente faz diferença e onde você poderá ajustar seu negócio para que ele possa atrair e reter novos clientes.

O resultado? Seus conteúdos terão muito mais chances de cativar seus clientes e terem uma abordagem infinitamente mais eficaz.

 

O que saber sobre a persona?

Para que você possa compreender o que faz sua persona procurar seu serviço, você precisa saber o que motivou ela a procurá-lo, qual era a situação/problemas que ela vivenciava e o que ela buscava resolver.

E você precisa fazer as perguntas certas para as pessoas certas. Algumas ideias nesse sentido são:

  • Informações gerais: nome, idade, estado civil, faixa salarial, formação, ocupação atual e onde trabalha;
  • Como é seu dia a dia no trabalho – responsabilidades;
  • Quais os seus objetivos, desafios e dificuldades/dores para atingir seus objetivos;
  • O que mais valorizam;
  • Hábitos de compra: que experiência procuram quando estão em processo de compra dos seus produtos e serviços;
  • Quais as suas objeções mais comuns aos produtos ou serviços que você vende;
  • Como aprende novas habilidades e informações para o seu trabalho;
  • Onde encontra informações relevantes.

Mas, atenção: uma dica bacana é não se prender a roteiros, pois eles podem até ajudar a conduzir a conversa, mas as informações que estão nas entrelinhas das respostas são mais valiosas do que apenas seguir o que estava previsto.

 

Analisando os dados

Nesta etapa você já terá em mãos algumas das principais características dos entrevistados. O próximo passo é entender quais delas são comuns, sejam elas problemas, reclamações ou soluções mais citadas, para então definir o perfil da sua persona.

Não existe um número mínimo ou máximo de personas, mas é preciso ter em mente que as personas serão parte integral de toda a sua estratégia, portanto se você tem 10 personas, o ideal é trabalhar a sua estratégia completa em todas elas.

Dê um nome a ela, diga do que ela gosta e o que ela busca. Mostre como a sua empresa é a solução para ela!

Você não precisar ser uma gigante para conhecer sua Persona. Que tal conquistar novos clientes mostrando que a sua empresa é a solução ideal para ela? Conte com a Fluir para construir sua Persona! Fale com a gente 😉

*Fonte: Rock Content

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *